Este documento desenvolve as diretrizes estratégicas gerais de acordo com as quais o FILAC orientará as suas ações político-programáticas e dará forma às suas instituições nos próximos 10 anos, no período entre o 2017 e o 2027. Constitui um roteiro com os marcos fundamentais que traçam o caminho a ser seguido, de modo que o FILAC possa organizar os seus recursos humanos, técnicos e financeiros, otimizando a realização dos objetivos e a finalidade para a qual foi criado.
No entanto, não deve ser entendido como um conjunto de preceitos e diretrizes constituído duma vez por todas. É um gráfico estratégico de navegação que, sem abandonar as nossas declarações fundamentais, propõe uma forma de organizar os nossos recursos e priorizar e organizar as nossas operações para atender aos desafios do presente e do futuro, e estará sujeito a adaptações e ajustes sempre que seja oportuno e pertinente.
O conteúdo desenvolvido neste documento é resultado das deliberações e do processo de trabalho e do relançamento institucional em que o FILAC está engajado desde o 2013, e especialmente desde que a XII Assembleia Geral da FILAC aprovou as diretrizes de reengenharia (Resolução nº 2).
Estes conteúdos foram sistematizados pela Secretaria Técnica com a assistência e a participação duma equipe de suporte técnico, resultando num documento de discussão que foi discutido e finalmente adotado pelo Conselho de Administração no âmbito dum seminário de Planeamento Estratégico, e a sua sessão LX, realizada nos dias 12 e 13 de maio de 2017, respetivamente, em Santiago, no Chile.