Jovens indígenas iniciam curso para a conservação e a defesa dos seus territórios na Amazônia

No curso, impulsionado por uma aliança interinstitucional entre o FILAC, a COICA, a Universidade Rei Juan Carlos da Espanha e a CI, As juventudes dos diferentes Povos Indígenas da região fortalecerão as suas capacidades de liderança nos aspetos relacionados à defesa territorial e ao desenvolvimento sustentável desde o enfoque do Bom Viver–Viver Bem.

La Paz, Bolívia, 27 de outubro de 2022. – Os Jovens, líderes indígenas de 8 países da Bacia Amazônica (a Bolívia, o Brasil, a Colômbia, o Equador, a Guiana, o Peru, o Suriname e a Venezuela),  o Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e o Caribe (FILAC), a Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), a Conservação Internacional (CI) e a Universidade Rei Juan Carlos de Madri, se reunirão nesta sexta-feira 28 de outubro, às horas 10:00 am (hora da Bolívia), para inaugurar o «Curso para o fortalecimento de capacidades em Defesa Territorial e Gestão Ambiental Sustentável, para jovens indígenas da Amazônia».

Este curso, que busca potencializar a liderança de 80 mulheres e homens das juventudes indígenas para a conservação e defesa da Amazônia, é impulsionado por uma aliança interinstitucional entre o FILAC, a COICA, a Universidade Rei Juan Carlos da Espanha e a CI, e faz parte do projeto «Os Nossos Futuros Bosques – Amazônia Verde» implementado pelo o CI e apoiado com OS fundos do Governo da França no marco da Aliança para a Preservação das Florestas Tropicais.

O curso, que terá início no próximo 14 de novembro, levará aos alunos a uma viagem educativa pela vida na web. Neste percurso, as juventudes dos diferentes Povos Indígenas da região fortalecerão as suas capacidades de liderança em aspetos relacionados com a defesa territorial, o desenvolvimento sustentável e, particularmente, a conservação e gestão sustentável dos recursos naturais desde o enfoque do Bom Viver – Viver Bem.

Na sua travessia as juventudes indígenas amazônicas se envolverão no desenvolvimento de cinco grandes temáticas:

  • Povos indígenas e interculturalidade;
  • Gestão ambiental sustentável, defesa e gestão do território indígena;
  • Liderança das juventudes indígenas e direitos coletivos ao território e ao desenvolvimento sustentável;
  • Formulação de projetos relacionados com a gestão ambiental sustentável e a defesa territorial;
  • Réplica do que aprendeu nas suas comunidades e/ou validação social de um projeto de incidência, com vista a contribuir para a defesa territorial e a conservação das florestas.

O curso, que terá uma duração de 10 semanas, será realizado de forma virtual na sua totalidade. Inclui tanto sessões sincrônicas nas quais os estudantes interagirão com os seus facilitadores e entre si; como sessões assíncronas com atividades de autoaprendizagem. A travessia levará aos estudantes a uma plataforma virtual de aprendizagem, atrativa e amigável, onde se encontram os materiais de aprendizagem em espanhol, inglês e português. As sessões sincrônicas também contarão com a interpretação simultânea. Durante todo o curso as e os participantes contarão com o apoio dos tutores.

Como foi descrito pelo Painel Científico pela Amazônia, que reúne pelo menos 150 cientistas da região e do mundo, «as florestas da Amazônia atuam como um ar condicionado gigante, reduzindo a temperatura da superfície terrestre e gerando chuvas. Exercem uma forte influência sobre a atmosfera e os padrões de circulação, tanto dentro como fora dos trópicos».

Segundo o relatório «Os povos indígenas e tribais e a governação das florestas», da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do FILAC, a Amazónia perdeu entre 2019 e 2020 pelo menos 3 milhões de hectares de floresta, causando graves danos à integridade dos ecossistemas e pondo em risco os meios de vida dos mais de 500 Povos Indígenas que habitam neste território e dependem dos seus recursos naturais. Esta realidade piorou desde o início da pandemia COVID-19, com um aumento alarmante na taxa de desmatamento nas florestas primárias nos nove países da Bacia Amazônica.

Vários são os estudos que documentam o papel fundamental e lendário dos Povos Indígenas na defesa e conservação da Amazônia e as suas florestas, mas apesar desta contribuição, as suas perspetivas e direitos sobre a tomada de decisões do seus territórios foram historicamente silenciados.

Os organizadores deste Curso consideram que através desta iniciativa será feita uma importante contribuição para que os jovens se mobilizem e estejam na vanguarda nos processos de defesa da Amazônia e dos direitos individuais e coletivos dos seus Povos.

Para fazer parte do início desta viagem, convidamos você a seguir a inauguração e saber mais sobre esta iniciativa, bem como aos 80 bolseiros que o compõem através da transmissão ao vivo do evento que se realizará por meio da rede social Facebook nos seguintes links:

FILAC: fondo.indigena

Coica: coica.org

CI: CIColombia

CI: ConservacionInternacionalBolivia

LINK DIRETO

https://facebook.com/events/s/inauguracioncurso-fortalecimie/675258354153079/

Contatos:

wendy.medina@filac-test.org

raul.medina@filac-test.org

jessika.garcia@coicamazonia.org

azuniga@conservation.org

 

Ultima actualización: 27 octubre, 2022

Noticias

Loading...